A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro!.... Platão!..... ..
Código: Aproveite o dia de hoje, viva-o com entusiasmo, alegria e humildade. Você é especial aos olhos de Deus e aos olhos de todos aqueles que lhe amam. Que Deus derrame o seu amor sobre você. !

Não encontrou, procure aqui

9 de mar. de 2012

Papietagem e pintura em estilo indiano para moldura decorativa

Papietagem e pintura em estilo indiano para moldura decorativa:
Moldura feita com papietagem e pintura em estilo indiano papietagem, que não é como a massa de papel maché, é uma técnica interessantíssima, com a qual podemos modelar objetos a partir de uma forma ou base inicial, utilizando papel e jornal usado.

O que valoriza uma peça feita em papietagem é o colorido da pintura aplicada nela. E nós vamos criar essa moldura decorativa pintada em estilo indiano, com muito dourado nos detalhes.
Lembro que nesse tipo de projeto podemos utilizar a cola de goma de farinha, mas, para tornar a minha vida mais prática, optei por cola branca de boa qualidade, que dá o mesmo resultado.
Se preferir, faça a goma diluindo farinha na água até obter uma papa bem mole. Adicione algumas gotas de desinfetante para não dar bicho e se quiser deixa-la mais resistente, adicione uma parte de cola branca.
Para a nossa moldura vamos usar uma base em formato de peixe. Clique aqui para ampliar e ver como ficará a montagem. Vale lembrar que você pode usar a figura que preferir. O processo é o mesmo.

Como fazer papietagem


Usei um espelho pronto para montar minha moldura Como eu queria fazer um espelho decorado, comprei esse por 3 reais, que estava no tamanho que eu queria. Você pode optar por usar um porta-retratos, também fica bacana.
Meça as laterais para definir o tamanho de seu molde. No caso, o peixe de ponta a ponta precisará ter a mesma medida. Meça as laterais para definir o tamanho de seu molde
Corte as figuras numa base firme Ajustei o tamanho dos meus moldes e cortei em papelão, que é uma base leve e firme para o projeto. Você pode usar caixas de embalagens, isopor ou qualquer papel bem firme para fazer essa base.
Amasse folhas de jornal ou revista para criar o volume no corpo da figura. Se for fazer um móbile, por exemplo, colocará volume dos dois lados. Amasse folhas de jornal para criar o volume na figura
Use fita crepe para segurar as bolas de papel Prenda o papel amassado no molde usando fita crepe. Modele o volume do jeito que desejar.
Prepare muitas tiras de papel ou jornal, de tamanhos médios. Prepare sua goma de farinha ou use, como eu, cola branca. Prepare muitas tiras de papel ou jornal
Cole as tiras de papel em torno da figura Cole as tiras de papel em torno da figura, recobrindo-a totalmente. Use duas camadas de tiras de papel. Aguarde secar.
Depois de seco cole duas camadas de tiras de papel de seda branco. O papel de seda deixará a superfície da peça mais uniforme. Aguarde a secagem finalizar. Prepare as outras figuras. Cole tiras de papel de seda sobre a figura
Com todas as figuras prontas é hora de colar Com todos os peixes prontos é hora de colar no espelho ou no porta-retrato. Use cola de contato para fazer essa colagem, pois é bem mais resistente.
Cole a primeira figura na base e segure firme alguns minutos até que fixe. Cole a primeira figura na base
Cole a segunda figura encaixando na primeira Cole a segunda figura encaixando na primeira. Repare que no caso dos peixes, a ponta da cabeça do primeiro peixe fica por baixo da cauda do segundo peixe, e assim por diante.
Cole todas as figuras aguardando o tempo de secagem da cola entre uma e outra. Cole todas as figuras e aguarde secar a colagem

Observem na foto acima que as figuras ficam com uma textura desigual. É assim mesmo. A papietagem tem essa característica, que é o que confere o estilo do trabalho.

Pinte a sua figura com tinta a base de água Chegou a hora de pintar. Use tintas PVA de artesanato que são a base de água. Pinte ao seu gosto. Poderá ser necessário até 3 demãos de tinta para cobrir bem, intercaladas as secagens. Inicie com uma base branca.
E depois de pintado e seco vamos colocar o toque final: os detalhes em estilo indiano, que são em dourado e fazem toda a diferença nesse projeto. Eu usei pasta metálica diluída em goma laca para obter esse efeito super brilhante de dourado. Fica lindo. Pinte os detalhes dourados do estilo indiano

Agora é esperar a tinta secar completamente e aplicar verniz a base de água para o acabamento.

Componha sua decoração em estilo indiano usando figuras cheias de dourado Depois é só compor a sua decoração. Meu plano é fazer outras molduras e criar um conjunto com figuras do mar, mas enquanto isso meus elefantinhos fazem companhia aos peixes. 

A técnica é super simples de fazer, não tem segredo nenhum. Apenas é preciso aguardar bem as etapas de secagem da cola e das tintas, e isso deixa o projeto um pouco demorado, mas podem experimentar, pois não há dificuldade nenhuma.
Explorem a papietagem também para criar peças com volume, em estilo de escultura. Lembrem que vocês podem usar qualquer coisa para a base, desde garrafas até caixas.
Aprendam um bocadinho mais, cliquem e leiam Aprenda a fazer papietagem
Fotos e passo-a-passo: Cris Turek
Muitas dicas de Artesanato e Decoração em: Vila do Artesão - Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.