A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro!.... Platão!..... ..
Código: Aproveite o dia de hoje, viva-o com entusiasmo, alegria e humildade. Você é especial aos olhos de Deus e aos olhos de todos aqueles que lhe amam. Que Deus derrame o seu amor sobre você. !

Não encontrou, procure aqui

27 de ago de 2011

Perdendo o Medo da Máquina: Franzindo com lastex

Perdendo o Medo da Máquina: Franzindo com lastex:

tela_video_costura_1



O primeiro post do Perdendo o Medo da Máquina explodiu de comentários. Que bom saber que vocês ficaram tão empolgadas com o tema assim como nós. Já anotei todas as sugestões para atender na medida do possível. Enquanto isso vamos que vamos, com o pé leve (mas firme e certeiro) no pedal da máquina.



Hoje, o tema é ainda é o franzido máquina. Mas desta vez, o foco é no lastex, este mito eterno das costureiras novatas.



lastex



Para começo de conversa, lastex é este elástico super fininho. Parece uma linha mas é um fio um pouquinho mais grosso e elástico. Tem para vender em várias cores mas o branco e o preto são os mais usados, curingas.

Franzido com lastex



Preparadas para saber o segredo milenar da costurar com lastex? Aqui vai: Basta encher a bobina da máquina com o lastex bem esticado. Hehe, só isso!



Assim ó: vá puxando o lastex do retrós e enchendo a bobina manualmente até ela ficar quase que totalmente cheia. Ajuste a máquina de costura para fazer ponto reto, de médio a largo. Ajuste também a tensão do ponto – antes de costurar faça um teste num retalhinho sempre.



Para mostrar aqui no post usamos linha branca no retrós e lastex preto na bobina, só para ficar evidente. Na ‘vida real’ usaríamos lastex branco, da mesma cor da linha ;).



Franzido com lastex

Faça uns pontinhos de retrocesso e vá esticando o tecido na hora de costurar em linha reta. O tecido vai franzir sozinho, como num passe da mágica, graças ao lastex que está na bobina.



Franzido com lastex



É comum costurar várias tiras de lastex paralelas no tecido para obter áreas franzidas e elásticas. Neste caso faça várias linhas paralelas até conseguir produzir o franzido total desejado.

Desktop25



Aqui o resultado final depois de três linhas paralelas com lastex aplicado. Na frente só aparece a linha branca e o lastex preto fica aplicado no verso do tecido.



E é claro ainda tem o video com a Pat Casan, do Rainhas da Costura, mostrando como se faz.





O lastex é bacana para produzir um efeito franzido em roupas pois gera uma costura elástica bem maleável. Dê preferência para usar o lastex aplicado a tecidos mais finos e fluídos. Olha aqui um exemplo de lastex num vestido:



Atualizados recentemente19



Já para objetos feitos em tecido mais encorpado, o franzido tradicional com linha na frente e verso, gera uma costura franzida bem mais firme.



Será que existe algum outro jeito de pregar lastex? Se conhecerem me contem. Eu aprendi este com a minha mãe, que sempre pregou assim e fez vários vestidinhos de lastex para mim na infância. Me lembro que nos anos 80 até os adultos usavam muito este tipo de vestido meio bata, com peitilho franzido de lastex.



Já dá para arriscar um revival!





Você poderá gostar de


  1. Perdendo o Medo da Máquina: Como franzir


  2. Tutorial: Perdendo o medo do zíper


  3. Ano novo, máquina velha



Um comentário:

  1. Olá
    Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo blog.
    Meu nome é Raquel e sou responsável por parcerias de diversos sites e gostaria de lhe convidar para ser nosso parceiro também, possuímos diversos sites relacionados a mais de 30 tipos de categoria como: moda, automóveis, maquinas, imóveis, eletrônicos etc, todos com ótimos posicionamento no Google e grande número de acessos onde poderíamos trocar links, um dos nossos sites que inclusive é relacionado a esse post é esse.
    www.maquina-de-costura.com

    Lembre-se esse é apenas um dos sites que possuímos temos outros diversos para parceria.
    Vamos conversar mais a respeito.
    email: raquelmoreira100@gmail.com
    Msn: raquelmoreira1000@hotmail.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.