A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro!.... Platão!..... ..
Código: Aproveite o dia de hoje, viva-o com entusiasmo, alegria e humildade. Você é especial aos olhos de Deus e aos olhos de todos aqueles que lhe amam. Que Deus derrame o seu amor sobre você. !

Não encontrou, procure aqui

12 de dez. de 2010

Ao ar livre, é bom demais p saúde

Sabe aquela sensação de sentar na areia e observar o mar? De colocar a mão para fora da janela do carro e sentir o vento? De passear no parque com os filhos? São cenas comuns no verão, e o prazer que causam pode ser explicado química e psicologicamente.




Um abraço, agora, tende a ser me­lhor que no inverno. Isso porque, com os dias mais longos do verão, ficamos mais expostos ao sol, que nos traz calor e luminosidade. Essa luminosidade bate no corpo, reage e cria substâncias importantes.



— É como um antidepressivo natural — define a professora de Psicologia e Medicina da Unisul Maria do Rosário.



Ao ar livre



Além de causar essa reação quími­ca, o sol enche ruas, praças e praias. Essa proximidade com outras pessoas é um combustível que nos anima.



— Verão é época de abertura, de nos relacionarmos mais, ficarmos em con­tato com a natureza, termos uma vida mais saudável e mais trocas afetivas — diz Maria do Rosário.



Esta época também nos faz ficar menos doentes, afirma a psicóloga Angelita Quintino Egert, vice-presi­dente do Conselho Regional de Psi­cologia de Santa Catarina.



— Existe depressão de inverno, mas mais nas regiões polares. Lá, no in­verno, há pouca luz. Desde a década de 1970, há pesquisas comprovando a importância da luminosidade. Muitas pessoas chegam a ser tratadas por ses­são de fototerapia — conta Angelita.



Especialista em atividade física e saúde, o professor da UFSC Markus Nahas diz que, de modo geral, ga­nhamos em bem-estar no verão. Cabe planejar o que fazer com o tempo livre. Se as praias estão longe, aproveite parques e praças. A dica fundamental é: saia de casa.



10 dicas para curtir



— Aproveite o sol - a luminosidade esti­mula o corpo a produzir substâncias que nos dão mais ânimo



— Mas aproveite o sol nos horários cer­tos - antes das 10h e depois das 17h. Senão ele pode se tornar um vilão, cau­sando problemas na sua pele



— Pegue sol todos os dias. Uma cami­nhada no início da manhã ou no fim de tarde é uma boa alternativa



— Prefira fazer exercícios ao ar livre a am­bientes fechados como de academias, principalmente as com ar-condicionado



— Os jovens costumam trocar o dia pela noite no verão. Não precisam evitar a noite, mas uma boa dica é equilibrar, aproveitar o dia também



— O cuidado com a alimentação é fun­damental para o nosso bem-estar; evite alimentos calóricos e beba muita água



— O contato com a natureza estimula o corpo a produzir hormônios importantes para a sensação de bem-estar



— Reunir a família e os amigos nos torna mais felizes e ajuda a prevenir doenças



— O verão é uma boa época para os idosos reverem o costume de não sair muito de casa. Pegar um solzinho é importante para, por exemplo, evitar doenças de pele



— Faça uma corrida, dê caminhadas, ande de bicicleta, passeie com o cachor­ro, jogue vôlei com os amigos, vá nadar ou surfar, enfim, movimente-se.

Donna- ZH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.